Nota de apoio à Renata Mendonça
- tavernatricolor
- 24 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

A Taverna Tricolor vem a público manifestar seu irrestrito apoio à jornalista Renata Mendonça, profissional reconhecida pela seriedade, competência e compromisso com o jornalismo e o desenvolvimento das mulheres no esporte.
Causa preocupação que um dirigente, Luiz Eduardo Baptista, de um clube gigante no mundo opte por ataques pessoais e o mais puro machismo em vez de responder com argumentos, transparência e responsabilidade institucional.
A situação torna-se ainda mais grave quando inserida no contexto da violência estrutural contra mulheres no Brasil, país que convive diariamente com agressões, silenciamentos e tentativas de deslegitimar o trabalho de profissionais mulheres em diferentes áreas. Declarações públicas que recorrem a ataques de cunho pessoal e machista não são meras “opiniões infelizes”: elas reforçam uma cultura que naturaliza o desrespeito, fragiliza o ambiente profissional e contribui para a perpetuação de práticas discriminatórias.
Está virando uma rotina assustadora o ataque contra mulheres jornalistas, não faz um mês vimos o presidente da FGF, Luciano Hocsman, atacando de maneira desrespeitosa a jornalista Carol Freitas e o jogador Bernabei intimidando a jornalista Nani Chemello.
É inadmissível que, em vez de reconhecer críticas legítimas e refletir sobre problemas apontados, um presidente de um clube de massa opte por ironizar e desqualificar a jornalista, sobretudo quando tais críticas dizem respeito às condições precárias enfrentadas pelas atletas do futebol feminino do clube, com imagens divulgadas, não foi só uma opinião emitida, haviam vídeos com provas claras e cristalinas sobre o que foi dito (diferente da água que o Flamengo oferece para suas atletas). Em um clube com orçamento bilionário, tais circunstâncias não apenas ferem a dignidade das atletas, como também evidenciam a urgência de políticas efetivas de investimento, respeito e valorização.
Atitudes que buscam ridicularizar mulheres, deslegitimar denúncias públicas ou minimizar problemas estruturais não dialogam com um ambiente saudável, na real deixam claro o desdém do referido clube com as mulheres de toda a sociedade brasileira.
A Taverna Tricolor reforça seu apoio à Renata Mendonça e a todas as mulheres que atuam no esporte, reafirmando que o combate ao machismo e à negligência estrutural é condição indispensável para um esporte mais justo, humano e digno. Dentro e fora de campo.



Comentários